• Força Máxima

A história do Vestibular no Brasil

A palavra vestibular tem origem no termo vestíbulo, que dá acesso a um determinado local, logo o vestibular seria a porta de entrada para que os alunos pudessem ter acesso às Universidades.

Para prestar o concurso vestibular, o aluno precisava ter muito dinheiro, isso porque apenas os estudantes dos colégios tradicionais da época podiam fazer curso superior nas faculdades públicas, o que excluía os alunos de outras instituições e acabava deixando o processo um tanto quanto injusto.

No entanto, o que foi percebido ao longo dos anos, estudar em escolas tradicionais não era garantia da admissão de alunos competentes e, por outro lado, a má formação dos estudantes começava a preocupar os mestres das próprias universidades.

De acordo com essa situação, em 1911, um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa decidiu mudar o processo de ingresso nas universidades. A partir daquele momento, seria criado um teste, uma espécie de nivelamento, onde apenas os mais esforçados e estudiosos poderiam iniciar a sua entrada na graduação.

Outra curiosidade interessante sobre o surgimento do vestibular no Brasil: a partir do teste inicial, também foram cobrados conhecimentos sobre matérias lecionadas no primeiro ano de graduação. Os alunos começaram a ter aulas com veteranos (alguém mais experiente sobre o assunto) que ensinavam a eles os assuntos sobre a prova, algo que foi se aprimorando com o passar dos anos e deu origem aos famosos cursinhos pré-vestibular que são tão conhecidos hoje em dia.

Fonte: https://www.catho.com.br/educacao/blog/voce-sabe-quando-surgiu-o-vestibular/

Por: Anthony Luís Santos Dias Cordon. Turma: Médio militar – Nova Iguaçu.

Profª Orientadora: Elaine Gouvêa