Buscar
  • Força Máxima

CRIANÇAS EM CASA! COMO TORNAR ESSE MOMENTO UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA FAMÍLIA?

Se entreter crianças já é desafio grande quando o mundo funciona normalmente, imaginem diante da situação de confinamento pela qual estamos passando.

Engana-se quem pensa, contudo, que se trata apenas de fazer com que os pimpolhos fiquem quietos. Com tanto tempo livre em casa, o desafio dos pais e responsáveis é fazer com que o período de pausa seja momento de cuidado e também de saudável convivência. Quando não dá para ir ao shopping ou a parques de diversões, é bom ter na manga algumas opções de atividades para fazer em casa. Confira, a seguir, algumas sugestões para várias idades!


1 - Teatro de fantoches ou dedoches Objetivo: Despertar o interesse do bebê por cores, movimentos, sons e vozes. Como fazer: Coloque um fantoche em cada mão ou um dedoche em cada dedo e faça os bonecos “conversarem” entre eles e com o bebê. Abuse das vozes diferentes nos diálogos e envolva o bebê nas conversas, fazendo com que os bonecos “falem” com ele também. Use os bonecos para fazer carinhos e dar beijinhos nas bochechas, nos braços e nas pernas do bebê.

2 - Os nomes nas músicas Objetivo: Ajudar o bebê a reconhecer o próprio nome. Como fazer: Cante músicas em que seja possível incluir o nome do bebê.


3 - Circuito de obstáculos

Objetivo: Trabalhar o conhecimento dos movimentos e estimular a criança a superar desafios. Como fazer: Em um cômodo espaçoso da casa, crie um circuito com obstáculos como almofadas, cadeiras e outros objetos que não apresentem riscos para a criança. Ela deverá ter um ponto de partida e um de chegada e bolar estratégias para conseguir passar por todos os obstáculos. É uma ótima atividade para ser feita quando a criança não tem a companhia de um irmão ou de um amigo.

4 - Caça às letras

Objetivo: Fixar o conhecimento das letras que a criança já aprende na escola.

Como fazer: Espalhe letras coloridas de EVA pelo chão e peça para a criança encontrar as que você pedir. Você pode pedir as letras isoladamente ou pedir as letras com que comecem palavras que a criança já conheça. Pode ser feita com uma criança ou com um grupinho.

Ler em voz alta para as crianças

Depois dessas dicas superimportantes, agora é hora de mergulhar no universo da literatura para afogar de uma vez por todas o pânico. Todo mundo sabe que, por aqui, a leitura é território de encantamento e a gente nunca cansa de dar dicas e mais dicas de livros. Para a quarentena não seria diferente. Se sabemos que a leitura em voz alta é essencial para a formação do corpo e para a saúde cognitiva, por que não aproveitar o momento para colocar em dia aquelas páginas que estão faz algum tempo fechadas em cima da mesa de cabeceira? Pode ser uma oportunidade para uma boa conversa sobre temas importantes..


0 visualização

© 2018 by Colégio Força Máxima. Proudly created by semcasca