Buscar
  • Força Máxima

Ex-alunas do médio militar que foram aprovadas para a EEAR

Atualizado: Mar 10

No dia 27 de junho recebemos, na unidade de Nova Iguaçu, duas ex-alunas do médio militar que foram aprovadas para a EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica): Marcelly de Souza Cruz e Danielly de Souza Cruz, que são irmãs.

Fotos: Elaine Gouvêa


Marcelly estudou conosco em 2015 e Marcelly em 2016. Durante uma passagem rápida pelo Rio de Janeiro, elas aceitaram o convite para compartilhar suas experiências com os alunos do preparatório militar. O objetivo era que elas trouxessem a realidade delas para os jovens que estão tentando a aprovação, dando dicas e apresentando os desafios para a concretização do sonho de ingressar na carreira militar.


As alunas falaram sobre as etapas para o ingresso na EEAR e ressaltaram alguns pontos importantes:


1. A importância de fazer as provas do concursos anteriores (se possível fazer todas as provas);

2. Ter uma rotina;

3. Estudar em local apropriado e silencioso;

4. Montar um plano de estudos;

5. Manter uma vida saudável, dormindo bem e se alimentando corretamente;

6. Deixar o celular desligado durante o período em que os alunos se propuserem a estudar;


Por último, e não menos importante, elas lembraram que a vida social pode esperar, pois a meta é focar na aprovação; depois de aprovado, os alunos poderão retomar suas vidas sociais e continuarem a fazer o que gostam.


Marcelly comentou que a aprovação não aconteceu na primeira tentativa: “É importante tentar e não desistir de primeira”. Foi necessário muito esforço, foco, dedicação, mas, principalmente persistência. O aluno Cauã Santana de Araújo, de 15 anos, que está na primeira série militar, gostou muito da palestra e destacou que as informações o ajudaram a compreender que ele precisa se dedicar mais aos estudos para conseguir passar. Ele contou que entrou no Colégio Força Máxima este ano e que está satisfeito com qualidade do ensino e ressaltou a capacitação dos professores.


A aluna Laisa Maria Gregório Soares, de 15 anos, também da primeira série militar, falou sobre os desafios que ela irá enfrentar e diz que está muito motivada: "eu estou muito mais animada agora, depois da palestra”. Laisa comentou que este ano ela irá fazer a prova para a EPCAR, mas que pensa em tentar para a EEAR também.

Durante a palestra a ex-aluna Marcelly compartilhou algumas experiências de superação dentro do curso. Ela está no último ano e falou como é o processo de admissão: após a aprovação existe a classificação. Não adianta somente ser aprovado, o aluno precisa ser classificado. Depois de passada a etapa classificatória, os alunos passarão pela concentração intermediária, que é quando são entregues os exames médicos e são feitos testes de aptidão física. Na concentração final eles serão levados para um acampamento chamado de “quarentena”. Lá eles precisarão encarar uma realidade muito diferente do que eles estão acostumados: comida racionada e falta de conforto. Ela destacou a importância da força de vontade para superar os desafios e não desistir.


Foto: Elaine Gouvêa


Cauã ressaltou que essas dificuldades são muito válidas para que os jovens possam passar a dar mais valor para as pequenas coisas do dia a dia. Nessas horas um “simples” prato de comida e uma cama limpa fazem muita diferença.

Depois da quarentena eles recebem o chamado “Banho do Bicho”, que é uma espécie de batismo. Agora o aluno está pronto para começar a estudar. As meninas também falaram sobre a importância da disciplina e níveis hierárquicos, destacando que as regras são rígidas. Elas deram dicas para as meninas sobre unhas, acessórios e cortes de cabelo, assim como falaram para os meninos.


Com tantas novidades, as palestrantes ajudaram os nossos alunos, ampliando a perspectiva deles em relação às escolas militares, pois tanto Cauã quanto a Laisa, que irão fazer prova para a EPCAR, não tinham pensado em fazer prova para a EEAR, mas depois da palestra, eles se mostraram animados para tentar outras escolas militares.

O Pré-Militar do Colégio Força Máxima é curso preparatório que tem realizado o sonho de milhares de jovens que querem ingressar na carreira militar. Mantendo as características, foco, disciplina, comprometimento e equipe de professores especializada, que são fundamentais em turmas de alto desempenho, oferecemos os cursos nas unidades de São João de Meriti, Vilar dos Teles, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Lembramos que neste domingo, dia 07 de julho, acontecerá a prova da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), que é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais, e os nossos alunos estão sendo muito bem preparados para mais esse desafio.


Venha conhecer uma de nossas unidades e fazer parte desse time vencedor!


Por: Elaine Gouvêa, Professora de Filosofia e Projeto de Vida, Mestranda em Filosofia e Ensino, Especialista em Filosofia, Jornalista

212 visualizações

© 2018 by Colégio Força Máxima. Proudly created by semcasca