Porque franquias podem ser um investimento mais seguro do que abrir um negócio do zero

O empreendedorismo no Brasil cresceu ainda mais durante a pandemia e inúmeros empresários e empreendedores viram a necessidade de diversificar suas fontes de renda. No entanto, muitos empreendedores iniciantes devem lidar com a burocracia da abertura de um CNPJ e criação de marca registrada, o que demora ainda mais o processo de inauguração de uma empresa. Além disso, o empresário terá de lidar com a parte financeira, procura de fornecedores, qualidade das mercadorias, funcionários, criar uma marca de nome e se destacar em meio a concorrência e afins…


Tudo isso parece desafiador, mas reunimos algumas alternativas para você, empresário ou investidor, que deseja diversificar suas fontes de renda sem precisar passar por toda burocracia e procedimentos iniciais que uma empresa recém chegada no mercado deve passar.



De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias cresceu durante o ano de 2020. A expansão, que já foi notada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é acompanhada pelo desejo do brasileiro de criar o próprio negócio, assim como novas oportunidades. No ano de 2018 o setor foi responsável por 8% das novas vagas de emprego no país.

O sistema de franquias, ou franchising, é o sistema no qual o franqueador concede o direito ao franqueado de utilizar a marca ou patente, com direito exclusivo ou semi-exclusivo de produtos e serviços. Para te ajudar a compreender melhor sobre este sistema, separamos 5 vantagens nas quais investir em uma franquia pode ser um investimento mais seguro do que abrir um negócio próprio.



Vantagens


1 - É um mercado em constante expansão

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias se manteve em crescimento, mesmo durante o período de pandemia, e a previsão para 2021 é que cresça 8% em relação aos anos anteriores.


2 - Alta demanda e baixa sazonalidade

Em um momento de instabilidade econômica, a procura por produtos como roupas ou acessórios diminuiu, ao contrário de outros setores como o de alimentação e educação, que tiveram um crescimento exponencial.

A chegada da pandemia exigiu que a população buscasse mais capacitação profissional, o que por consequência, aumentou a procura deste setor. Logo, quem busca por capacitação educacional, não procura apenas em uma determinada época do ano. Notícia positiva para os franqueados do setor educacional, pois suas redes têm alunos o ano inteiro.


3 - Iniciar um negócio contando com a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado

A franquia conta com métodos comprovados e planos de negócio que dão certo, além de possuir reputação de mercado. Ao adquirir uma franquia, as chances de sucesso do negócio são maiores, pois todo o processo burocrático já foi feito e vários testes de produto já foram validados. Além disso, o franqueado conta com todo o suporte da franqueadora que, prezando pela renome da marca, auxilia e dá treinamento para a equipe.


4 - Contrato

Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo. Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para a franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.


5 - Economia de escala

Os custos em marketing são divididos entre os franqueados da rede, com isso, há uma redução substancial nos investimentos e, ainda, é possível melhorar a qualidade da propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.


Agora que você já sabe as vantagens de se investir em uma franquia, seja um franqueado Força Máxima (link), líder no mercado de educação há mais de 12 anos e referência em ensino e gestão educacional.






fundo sistema.jpg
logo.png
logocompleta.png

Blog Força Máxima