Buscar
  • Força Máxima

Você já se imaginou fazendo o papel de uma organela celular num filme? Nas nossas aulas de Biologia

A sala de aula vira uma célula e os alunos os personagens desta maravilhosa máquina que forma e mantém o nosso corpo funcionando. As células realizam um processo chamado de ¨SÍNTESE PROTEICA¨. Nossas células são verdadeiras ¨fábricas¨ de proteínas importantes para realizar diversas funções que nos mantém vivos.




A turma 300 de Nova Iguaçu realizou um filme durante a nossa aula de Biologia que conta esta história da Síntese de proteínas. São vários personagens: RNA mensageiro, RNA transportador, ribossomos e os aminoácidos que, finalmente, formarão a proteína. Essa aventura começa no núcleo da célula onde se encontra o nosso ¨caderno de receitas¨ chamado de DNA. Nele tem o código (genes) para que a célula faça muitas proteínas diferentes. A partir do DNA será formado o RNA mensageiro pelo processo denominado de TRANSCRIÇÃO.


O RNA mensageiro levará a informação transcrita do DNA até o citoplasma da célula onde encontrará o ribossomo para que este o ajude no processo de TRADUÇÃO de sua mensagem. O que fazem os RNA transportadores? Se liga no nome!!! Claro que eles transportam algo. O que será? São os aminoácidos que, colocados numa sequência específica, formam uma determinada proteína. Quem determina esta sequência? É o DNA, onde toda a nossa aventura começou.


Que proteína terá formado a turma 300 de Nova Iguaçu? Vejam esta história dramatizada por eles. Mesmo que não dê um filme digno de Oscar, uma coisa é certa: aprender assim é muito mais divertido e difícil de esquecer!!!

Por Profª Fabíola Martins - Biologia




36 visualizações

© 2018 by Colégio Força Máxima. Proudly created by semcasca