top of page

Mitos e Verdades sobre Empreendedorismo:

Muito se fala sobre empreendedorismo nos dias atuais, e não é pra menos…

Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a vocação empreendedora do brasileiro está em alta, e a previsão em 2020 era de 25% da população brasileira adulta ser formada por empreendedores. Um crescimento jamais visto em 20 anos e a razão da ascensão veio com a pandemia. A população tem buscado novas fontes de renda e novas oportunidades de investimento.


Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre o empreendedorismo e quem sabe te ajudar a abrir seu próprio negócio trouxemos 3 mitos e 3 verdades acerca do mundo empreendedor. Acompanhe a leitura a seguir…


1 - Empreendedores nascem prontos

Totalmente MITO. Ninguém nasce empreendedor, você se torna um empreendedor ou aprende a ser empreendedor. Isso pode ser influenciado por diversos fatores como o meio no qual você está inserido, suas companhias, competências, oportunidades de mercado, etc. É fato que a maioria dos empreendedores possuem algumas características em comum como liderança, criatividade, proatividade… Mas todas podem ser adquiridas ao longo do tempo, com maturidade. Então, não se desespere se você ainda não se sente pronto para empreender.


2 - Empreender demanda tempo e dedicação

VERDADE. Assim como tudo na vida para obter sucesso, com o empreendedorismo não é diferente. Muitos empreendedores iniciantes abrem seus próprios negócios achando que ficarão ricos rapidamente, - não que isso seja impossível - mas para que isso aconteça, você precisará dedicar tempo e esforço para atingir suas metas e objetivos se quiser ser um empreendedor acima da média.


3 - É necessário ter uma ideia nunca vista antes

MITO. Você sabia que segundo a Endeavor (organização líder no apoio a empreendedores ao redor do mundo) apenas 11% dos empreendedores brasileiros iniciantes dizem que o produto ou serviço que oferecem é inovador? Isso significa que você não precisa necessariamente ter uma ideia mirabolante jamais vista na Terra. Use a criatividade e as oportunidades de mercado para adaptar ideias conhecidas e criar uma identidade de marca forte e bem sucedida.


4 - Investir em ideias prontas é uma boa escolha

VERDADE. Investir em franquias ou negócios que possuem um acompanhamento acaba se tornando um pouco mais fácil, pois os processos operacionais, financeiros e materiais já estão prontos, cabendo ao franqueado apenas seguir o modelo de gestão oferecido pela franquia. Além da possibilidade de sucesso ser muito maior, você poderá contar com uma equipe experiente que o auxiliará em todo o processo. No entanto, investir em uma franquia não significa que não serão necessários esforços para que ela dê certo, todo empreendimento precisa ser gerido com responsabilidade. Volte ao tópico 2 para compreender melhor.


5 - Empreendedorismo é coisa de rico

MITO. Esse é um dos maiores mitos propagados há anos na sociedade. Você não precisa ser rico para se tornar um empreendedor ou empresário. Alguns dos famosos empreendedores que você conhece certamente começaram de baixo, na garagem de suas casas ou num quartinho improvisado. É importante destacar que ser rico não é pré-requisito, além de que o empreendedorismo pode ser uma porta de entrada para a sua ascensão financeira.


6 - Empreender te faz alguém melhor

VERDADE. Empreendedores possuem alto senso de responsabilidade e costumam ser tomadores de decisão, além disso, desenvolvem habilidades de liderança, vendas e persuasão. Levando em consideração que, para se obter sucesso na vida e nos negócios, são necessárias algumas das habilidades citadas anteriormente, empreender fará de você uma pessoa altamente desenvolvida e talentosa.


E, se você ainda não possui uma empresa, mas tem o sonho de empreender, que tal começar agora? Tire suas ideias do papel e vá atrás dos seus sonhos!


Clique aqui e cadastre-se para essa oportunidade.






fundo sistema.jpg
logo.png
logocompleta.png

Blog Força Máxima

bottom of page